Notícias

Voltar

22/02/2018

Redes sociais como aliadas no combate ao trabalho infantil

O trabalho infantil é um problema de relevância social que requer soluções urgentes.

Erradicá-lo é preservar a infância, possibilitando o pleno acesso a seus direitos básicos e fundamentais de brincar, estudar e crescer. É preciso, também, preservar seu desenvolvimento físico e emocional: meninos e meninas devem ingressar no mercado de trabalho na idade correta. Respeitar e incentivar a Lei do Aprendiz é fundamental.

Durante sua formação, a criança sofre influências internas e externas que promovem transformações e descobertas responsáveis pela construção de autonomia e diálogo com o mundo. Por isso, é indispensável respeitar o espaço e o tempo de cada fase e idade.

A escola exerce um papel fundamental neste processo, pois também estreita os laços com a comunidade.

Como as redes sociais podem ajudar? As redes sociais são compostas por pessoas e/ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações, compartilhando valores e objetivos comuns. Por isso é fundamental integrá-la à aprendizagem a fim de fortalecer uma educação integral pautada pela humanização e pelo diálogo.

Vamos levá-las para a sala de aula? Enriqueça as aulas com vídeos e textos sobre trabalho infantil. Converse sobre o programa jovem aprendiz, realize rodas de conversas e debates. Escolha uma rede social para trabalhar: pode ser o Twitter, o Instagram (por meio de fotos, animações), o Facebook.

Internet Segura e uso das redes sociais Disponibilize materiais. Ofereça e compartilhe materiais multimídia. Podem ser notícias de jornais, revistas, vídeos, músicas, trechos de textos, assuntos que foram trabalhados em sala de aula e que enriqueçam os debates.

Aproveite o campo “comentários” Peça a opinião dos alunos, pois assim você estará auxiliando a promover o senso crítico, fomentando a se manifestarem, ampliando o repertório e o conhecimento de mundo, além de trabalhar a questão da leitura e escrita em situação real de uso.

Para ler a matéria completa acesse: http://www.fnpeti.org.br/noticia/1896-redes-sociais-como-aliadas-no-combate-ao-trabalho-infantil.html

Voltar

Realização

Implementação