Notícias

Voltar

19/09/2016

Ministério da Educação pretende iniciar reforma do Ensino Médio em 2016

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o governo pretende aprovar até o final do ano a Reforma do Ensino Médio. A reformulação é vista como prioridade para o Ministério da Educação (MEC). A intenção é aprovar a reforma por meio de Medida Provisória (MP) a ser editada pelo presidente Michel Temer. 

A Reforma do Ensino Médio visa, principalmente, a diminuição e a flexibilização das matérias, além do aperfeiçoamento da conexão entre o ensino médio e o técnico. A proposta, cujo texto inicial pertence ao deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), também estabelece o ensino em tempo integral.

Pela proposta, o aluno tem que optar por uma das grandes áreas no ensino médio (Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Biológicas), semelhante ao que acontece em países como Estados Unidos e China. Isso não significa que um estudante que opte por Exatas, por exemplo, terá apenas aulas de Matemática e Física. As outras disciplinas continuarão sendo ensinadas, mas com menor aprofundamento.
O MEC também quer aproximar o ensino médio do técnico, como acontece nos institutos e centros federais. “A grande maioria das redes da educação média são absolutamente separadas da educação técnica. Nós temos que aproximar mais para oferecer também essa oportunidade para os jovens”, disse o ministro.

fonte: Brasil Escola

 

Voltar

Realização

Implementação