O programa

Metodologia

O Aprendiz Legal é conduzido por uma metodologia pensada para conectar a aprendizagem do aprendiz que se dá nos encontros de formação teórica, na prática da empresa, na escola e no seu cotidiano, com articulação da experiência do trabalho como eixo condutor de sua proposta educativa.

Com a prática sendo objeto principal do currículo, ela se desenvolve norteada pelas diretrizes da Lei de Aprendizagem e pelos pressupostos pedagógicos da Metodologia Telessala.

A lei assegura o preparo do jovem para a transição escola e trabalho, com o propósito de formar cidadãos autônomos, capazes de desempenhar uma postura crítica e criativa na vida social e no trabalho. A Telessala, por sua vez, inspira o fazer do Aprendiz Legal, que como ela, coloca o instrutor como mediador e o jovem, no centro e como protagonista da aprendizagem e da sua vida, e organiza o espaço do encontro de aprendizagem, transformando-o em um ambiente descontraído, acolhedor e produtivo, ao qual todos querem retornar para aprender.

Nesse ambiente de aprendizagem, a metodologia sugere estratégias pedagógicas para conectar os conteúdos do ambiente escolar e da prática do trabalho, sem repetir métodos e conhecimentos adquiridos na escola, de modo que eles ganhem significado e gerem questões que serão trabalhadas como temas geradores dos encontros e organizadas em unidades de currículos.

A partir da organização de aprender em círculo, instrutor e aprendizes do Aprendiz Legal, formam uma roda de conversa. Com foco nos temas geradores, produzem trabalhos em grupo e socializam aprendizagem, com fortalecimento da autoestima dos aprendizes e de vínculos entre todos.

Ilustração representando alunos formando um círculo

Conheça os cursos disponíveis

Realização

Implementação