O programa

Cursos

Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços

Neste curso, o objetivo é explorar conceitos e desenvolver competências e habilidades relacionadas à atividade profissional de Auxiliar de alimentação. Destaca-se também a preocupação em desenvolver competências que favoreçam o uso da língua portuguesa e a comunicação, de forma adequada no contexto profissional.

O mercado gastronômico brasileiro cresceu substancialmente nos últimos anos, e este crescimento deve continuar, alavancado por eventos esportivos e culturais. Como todo mercado em crescimento, há maior exigência por qualificação profissional, ou seja, profissionais dedicados e proativos, que saibam trabalhar em equipe e sejam capazes de atuar em diversos segmentos: padarias, confeitarias, pizzarias, lanchonetes, restaurantes etc. O curso capacita os jovens para exercer as atividades de cumim;  atendente de lanchonete e cozinheiro geral.

Auxiliar de Produção Industrial

Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. O curso preserva os princípios da metodologia proposta nos módulos do Aprendiz Legal: a série de atividades converge para o conhecimento básico da Produção Industrial e capacita o Aprendiz para as funções de alimentador de linha de produção.

O Aprendiz terá oportunidade de conhecer e distinguir os tipos de indústria e suas formas de organização, reconhecer a importância de sistemas de qualidade, aplicar procedimentos operacionais padrão, incorporar os princípios das boas práticas de fabricação em sua atividade profissional, se apropriar das condutas e práticas voltadas para a saúde e a segurança pessoal e ambiental. O Aprendiz também poderá aplicar e reconhecer conceitos e princípios de natureza científica em situações do cotidiano profissional, além de conceitos técnico-científicos para resolver as situações-problema propostas.

Comércio e Varejo

O curso preserva os princípios da metodologia proposta nos módulos do Aprendiz Legal: a série de atividades converge para o conhecimento básico do Comércio e Varejo e capacita o Aprendiz para as funções de: arrumador de prateleiras; atendente de balcão; auxiliar de repositor; auxiliar de vendas; demonstrador de mercadorias; promotor de vendas; repositor de mercadorias; vendedor de comércio varejista.

O Aprendiz terá oportunidade de conhecer e analisar o conceito de varejo, trabalhando a distinção entre varejo e atacado, refletir sobre as mudanças no varejo atual, simular situações de compra de modo a identificar as necessidades do cliente e dos diferentes atores do processo do varejo. O objetivo deste curso é ampliar a visão do processo evolutivo do varejo, qualidade essencial para que o aprendiz perceba a importância dessa atividade.

Logística

Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. O curso preserva os princípios propostos nos módulos do Programa: a série de atividades converge para o conhecimento básico da Logística e capacita o Aprendiz para a função de controlador de entrada e saída.

Os aprendizes são conduzidos à construção de competências específicas para o exercício das funções da cadeia logística de empresas industriais, comerciais e de serviços, contextualizando a logística com as atividades que envolvem os processos de armazenagem e transporte, visando aprimorar o fluxo de produtos e informações valorizando o relacionamento com os fornecedores. Destaca-se ainda o exercício de atividades que incluem o planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem dos bens, dos serviços e das informações entre ponto de origem e o ponto de consumo dos itens de uma cadeia de abastecimento.

Módulo Básico (Mundo do Trabalho)

No módulo inicial do Aprendiz Legal os jovens vão se familiarizar com assuntos como legislação trabalhista, direitos do trabalhador, responsabilidade social das empresas, cultura empresarial, organização empresarial, planejamento, projetos, orçamento, legislação fiscal, saúde e segurança no trabalho, ergonomia e acessibilidade.

O objetivo é situá-los no mundo do trabalho e prepará-los para exercerem criticamente a sua cidadania, por meio da vivência de atividades que estimulem o seu protagonismo e o desenvolvimento da sua autonomia.

Ocupações Administrativas (CBO e Arco)*

O curso de Ocupações Administrativas abrange as atividades de auxiliar de administração em geral, tais como: tratar e preencher documentos, preparar formulários, relatórios e planilhas, atender clientes no local ou à distância, executar rotinas de apoio na área de recursos humanos e prestar apoio logístico.

O material didático propõe atividades pedagógicas específicas para o conhecimento básico das ocupações administrativas, fundamentais em qualquer empresa, e capacitação inicial para exercê-las. Neste curso, o aprendiz estará capacitado para atuar nas funções de: auxiliar de escritório (CBO),  assistente administrativo (CBO) e funções do arco administração (Arco).

Práticas Bancárias - Adolescente e Jovem (Arco)*

Adolescente
Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. 

O curso preserva os princípios propostos nos módulos do Programa: a série de atividades converge para o conhecimento básico de Práticas Bancárias e capacita o aprendiz de 14 a 18 anos para as ocupações do Arco Ocupacional de Serviços Bancários (escriturário, contínuo e auxiliar de escritório).

O aprendiz terá oportunidade executar diversas atividades, tais como o arquivo físico de documentação; microinformática básica; atendimento telefônico esporádico; recepção e expedição de correspondências; distribuição de normas internas; auxílio na organização de biblioteca e normas internas; almoxarifado; execução de atividades de consulta e entrada de dados e atendimento ao público.

Jovem
Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. 

O curso preserva os princípios propostos nos módulos do Programa: a série de atividades converge para o conhecimento básico de Práticas Bancárias e capacita o aprendiz de 18 a 24 anos para as ocupações do Arco Ocupacional de Serviços Bancários (atendente de agência, caixa de banco, escriturário e contínuo).

O aprendiz terá oportunidade executar diversas atividades, tais como o arquivo físico de documentação; microinformática básica; atendimento telefônico esporádico; recepção e expedição de correspondências; distribuição de normas internas; auxílio na organização de biblioteca e normas internas; almoxarifado; execução de atividades de consulta e entrada de dados, atendimento ao público e manuseio, guarda e contabilização de numerário, valores em espécie e expressos em títulos.

Telemática (Arco)

Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. 

O curso preserva os princípios propostos nos módulos do Programa: a série de atividades converge para o conhecimento básico da Telemática e capacita o Aprendiz para as ocupações do Arco da Telemática (operador de computador e help desk, telemarketing e assistente de vendas).

O Aprendiz terá oportunidade de desenvolver capacidades em tecnologias da informação para a área de telemática, identificar as necessidades do cliente e sugerir opções de produtos, estabelecer comunicação com os clientes, prestando-lhes informações corretas sobre os serviços em questão, entre outros.

Telesserviços

Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. 

O curso preserva os princípios propostos nos módulos do Programa: a série de atividades converge para o conhecimento básico do Telesserviço e capacita o aprendiz para a ocupação de operador de telemarketing ativo e receptivo.

O aprendiz terá oportunidade de desenvolver diversas competências, destacando-se: saber operar equipamentos, atender, transferir, cadastrar e completar chamadas telefônicas, executar atividades de consulta e entrada de dados, atender, orientar o cliente e oferecer serviços e produtos, realizar pesquisas, serviços de cobrança e cadastramento via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts.

Turismo e Hospitalidade (Arco)

Este curso apresenta material destinado a desenvolver competências específicas nesta área, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Aprendiz Legal. 

O curso preserva os princípios propostos nos módulos do Programa: a série de atividades converge para o conhecimento básico do Turismo e capacita o Aprendiz para as ocupações do Arco Ocupacional de Turismo e Hospitalidade (cumim, recepcionista, organizador de eventos e guia de turismo).

O aprendiz terá oportunidade de construir conhecimentos sobre a cadeia produtiva do turismo e o perfil dos profissionais que atuam nos seus diferentes segmentos, construir uma visão macro do turismo, seus conceitos, tipologias, atores, sistemas funcionamento e seu desenvolvimento ao longo da história e perceber o turismo como uma atividade colaborativa, que funciona em rede e que depende da interação com outras áreas produtivas.

* A aprendizagem em Ocupações Administrativas e em Práticas Bancárias também está disponível na modalidade à distância.

Realização

Implementação